quinta-feira, 3 de abril de 2008

Départir le partir

Mas eu cansei; a gente cansa dessa história toda de partir sempre e não fazer raízes em lugar algum. Não se brota sem raízes, meu amor, e eu, bem, eu devo ter algo escondido que pode brotar se eu passar um tempo em terras férteis, não? Todo mundo tem, eu sei disso porque há o que floresça mesmo em terrenos secos, áridos, espinhosos e brutos. Mas é que é preciso insistência. Não, teimosia não. Não é disso que digo. O teimoso não sabe escolher - ele insiste em tudo, e se algo dá certo não é nunca por algum investimento decorrente da percepção daquilo que lhe aparece como promissor, mas sempre por sorte. Não posso negar, por outro lado, que o teimoso seja um insistente, mas, veja bem, não era este o meu ponto. Deixa-me reaver contigo. É que o tempo passou e agora nessa idade em que me encontro não dá pra ficar mais à mercê da sorte. Teimosia só é coisa de criança porque criança tem tempo pra teimar. Mas agora eu preciso insistir, e não só insistir, mas insistir onde eu não possa não acertar. A permanência, e é aí onde eu queria chegar, a permanência, meu amor, é um requisito mais do que necessário, se é que assim posso dizer, para a insistência. Mas se não me pedes que fique, se não me pedes permanência, eu lhe devo exigir que vá. Agora é a sua vez – parta.
Parta. Agora que chove podes partir. Pega tuas roupas, amontoa esses amassos dentro de tua bolsa e siga como que para atravessar o arco-íris. Anda sem fim, faz tuas curvas; se decidires voltar, contorna meu corpo como objeto perdido do desejo e toma outra direção. Porque esse encontro, esse nosso encontro, já é antigo e, mais do que isso, o mesmo. Quando se deixa de sentir que pode ser diferente é que acabou. Tentar voltar é como, bem, tentar voltar é como colar um vaso de porcelana que caiu no chão e se quebrou. Uma parte não junta mais com a outra, entende o que lhe digo? Fica sempre o remendo, remoendo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ou a insistência é um requisito para a permanência? Tanto faz. Permanência há dias em que parece simples: é só fechar os olhos e delirar docinho. Às vezes. Boa partida pra vc, de qq forma.

Anônimo disse...

Ou melhor, boa partida pra quem parte.